Toxina Botulínica

 

Terapia com toxina botulínica, comercialmente conhecida como botox®, produzida pela bactéria clostridium botulinum.

botox-002

Nova alternativa na odontologia contribui para corrigir ou melhorar desordens, tais como, apertamento dentário, bruxismo, enxaquecas de origens musculares, sorrisos gengivais, assimetrias faciais entre outras indicações.

botox-araçatuba-001

 

A toxina botulínica age nas sinapses neuromusculares (conexões entre nervos e músculos) promovendo diminuição do tônus muscular, ou seja, promovendo relaxamento muscular.

O Botox®, como é popularmente conhecido, com o uso bastante difundido na medicina estética pela ação do tratamento das linhas de expressão facial, atualmente, após pesquisas cientificas e estudos de casos específicos, é reconhecido como técnica eficiente e benéfica para utilização na área odontológica, com autorização da ANVISA e CRO.

sorriso-gengival-botox-001Para as pessoas que sofrem com o bruxismo, apertamento dentário, cefaleias tensionais, dores orofaciais de origens musculares, disfunção da articulação temporo mandibular, hipertrofia de masseter, sorriso gengival, sorriso assimétrico, disfunção de ângulo de comissura labial ou em pré-operatório de cirurgias periodontais e de implantes, entre outras indicações o botox surge como uma excelente alternativa.

Muitos pacientes com dores orofacias de origens musculares suportam tratamentos medico odontológicos por diversos anos sem que contatem o resultado esperado e em alguns casos fazendo sobre uso de medicações, o que é demasiadamente nocivo ao organismo.

Atualmente, após diversos estudos reconhecidos cientificamente, a toxina botulínica é a mais nova solução para esses casos, apresentando resultados surpreendentes.

 

necessidade botox-001

As aplicações são realizadas nos músculos de maior tensão, fazendo com que estes aliviem a sobrecarga atuante na musculatura.   No caso de sorriso gengival, a toxina botulínica é aplicada no músculo levantador do lábio superior, impedindo que atue demasiadamente no momento da contração.

 

Dra Eloa R Luvizuto, cirurgiã dentista formada há 8 anos pela FOA-UNESP, com curso de especialização, mestrado e doutorado também pela UNESP e com pós graduação na UNVERSIDADE DE MEDICINA DE VIENA na Áustria, especializou-se em toxina botulínica voltada para aplicação facial e traz essa novidade terapêutica para o interior do estado de São Paulo.

 

O que é e em quais casos ele é indicado no caso da estética dental?

indicação botox-002O botox®, como é popularmente conhecido, com uso bastante difundido na medicina estética pela ação no tratamento das linhas de expressão facial. A Toxina Botulínica é utilizada em casos de sorriso gengival que se caracteriza pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando uma faixa de gengiva grande e tornando o sorriso anti-estético. A Toxina Botulínica diminui a ação do músculo elevador do lábio superior impedindo que o músculo contraia tanto ao sorrir e consequentemente mostra menos ou nenhuma gengiva ao sorrir.

Como é o procedimento?

marcação botox-001Inicialmente analisa-se criteriosamente a face do paciente e seu sorriso. Com lápis dermatografico determina-se os pontos que receberão a toxina. Em seguida, injeta-se a mesma diluída em soro fisiológico sob a pele com agulhas finíssimas. Como as agulhas são mais finas que a de insulina o procedimento não dói, apenas um ligeiro incômodo. Para as pessoas mais sensíveis, pode-se lançar mão de um creme anestésico tópico, que deve ser aplicado de 30 a 60 minutos antes do procedimento. O efeito começa a ser percebido entre 48 e 72 horas após as aplicações, e tem o pico máximo após 15 dias.

Quanto tempo dura?

tempo de duração botox-001O efeito do tratamento varia de pessoa para pessoa, e numa mesma pessoa em relação ao músculo paralisado. Em músculos potentes e com muita atividade a durabilidade é pequena (até 3 meses). Alguns grupamentos musculares menos potentes o efeito pode durar de 3 a 6 meses.

Quantas sessões são necessárias e em que intervalo?

necessidade botox-001Uma vez finalizado o efeito, pode-se aplicar novamente a toxina. A continuidade do tratamento ao longo dos anos faz com que a duração do efeito seja maior. Dependendo da durabilidade do efeito, paciente pode fazer uma sessão a cada 3 meses; uma sessão a cada 4 meses; uma sessão a cada 5-6 meses.

Tem alguma contra-indicação?

contra indicação botox-001A aplicação da toxina botulínica está contra-indicada em pacientes com hipersensibilidade (alergia) a qualquer dos componentes do produto. Não é recomendado para pacientes gestantes e que estejam em fase de amamentação.

Quais são os efeitos colaterais?

reultado botox-002A toxina botulínica é segura e eficaz, porém após as aplicações podem ocorrer efeitos colaterais transitórios como dor de cabeça e náusea principalmente no primeiro dia, os quais podem ser controlados com medicamento e pequenos hematomas os quais logo desaparecem.