Toxina Botulínica para Bruxismo

 

Recentemente a Toxina Botulínica conhecida comercialmente como Botox® tem provado ser uma opção de tratamento para o Bruxismo, atividade muscular excessiva e espasticidade.

botox-no-bruxismo-011

O bruxismo é o termo médico para o travamento ou ranger dos dentes, quer enquanto acordado ou dormindo, o que pode levar a problemas dentários dolorosos e físicos graves. O Bruxismo (ranger dos dentes) crônico pode causar dor de cabeça, dores de ouvido, dor facial, e até mesmo enxaquecas.

Os problemas dentários de bruxismo incluem perder do esmalte dos dentes, aumento da sensibilidade dentária, desgaste  e/ou quebra dos dentes e/ou restaurações. As pessoas que sofrem de bruxismo durante o sono frequentemente acordam com a mandíbula dolorida. A hipertrofia do músculo masseter, o que pode conduzir ao aparecimento de um maxilar quadrado severo, é um outro efeito colateral de bruxismo. 

 

botox-no-bruxismo-012

 

Quando o bruxismo ocorre?

A maioria dos casos de bruxismo ocorre inconscientemente durante o sono. É geralmente associada a fatores contribuintes, como o stress, ansiedade ou má oclusão. O bruxismo é classificado em “Bruxismo Desperto ‘e’ Bruxismo do Sono ‘.

  • Bruxismo Desperto é caracterizado por apertamento involuntário dos dentes e da mandíbula em reação a certos estímulos. Geralmente não há ranger de dentes com bruxismo acordado.
  • Bruxismo do Sono é caracterizado por ranger e apertamento dos dentes, devido às contrações musculares rítmicas da mandíbula.

 

botox-no-bruxismo-005Como a Toxina Botulínica para Bruxismo pode ajudá-lo?

Relaxando os músculos da face envolvidos com o apertamento da mandíbula e aliviar os sintomas, incluindo o desgaste dos dentes e fraturas de porcelanas. As dores de cabeça e demais sintomas decorrentes do ranger dos dentes desaparecem com o decorrer do tratamento.

 

 

Eficácia da Toxina Botulínica para bruxismo.

Apesar das injeções de Toxina Botulínica não serem uma cura para o bruxismo, eles podem efetivamente controlar os sintomas desconfortáveis melhor do que um nightguard (protetor bucal noturno). Toxina Botulínica utilizada para tratar o bruxismo geralmente dura de três a quatro meses.

O Procedimento.

tmj-botox-no-bruxismo-003

 

Ao injetar pequenas doses da Toxina Botulínica diretamente no músculo masseter (o músculo grande que se move, da mandíbula), ele é enfraquecido suficientemente para parar o ranger involuntário dos dentes e apertamento da mandíbula.

Isto relaxa o músculo significativamente e reduz o desgaste nos dentes, devido à trituração. Danos à ATM (articulação temporomandibular) e dores de cabeça devem ser reduzidos ou eliminados também. Movimentos voluntários, como a mastigação e expressões faciais, não são afetados no tratamento.

 

 

botox-no-bruxismo-004Tratamentos com Toxina Botulínica do Tipo A, comercialmente conhecida como Botox®, pode proporcionar um enorme alívio da dor mandíbula, dores de cabeça e outros problemas desagradáveis associados ao bruxismo. O tratamento com Toxina Botulínica para o Bruxismo também pode suavizar a aparência da linha da mandíbula. 

 

 

Contraindicações incluem a gravidez, uso de antibióticos e desordem neurológica – miastenia grave.

 

Advertência: tratamento com toxina botulínica e demais tratamentos, contidos neste site é fornecido para fins educacionais e não deve ser tomado como o aconselhamento médico ou odontológico pessoal. Todo e qualquer procedimento necessita de uma avaliação em consultório, realizado por especialistas.