Gengivite é uma inflamação da gengiva. É o estágio inicial da doença periodontal e, portanto, mais fácil de ser tratada, mas que, se não tratada, pode progredir e causar complicações mais graves.
A gengivite é, algumas vezes, o resultado dos efeitos do acúmulo de placa no longo prazo – embora a doença possa ser notada bem antes também. A gengivite costuma ser causada por higiene deficiente ou mal orientada. A placa, ou biofilme, em termos médicos, é um material grudento feito de bactérias, muco e resíduos de comida que se desenvolve na parte exposta dos dentes. É também a maior causa de cárie dentária.
Gengivite é uma doença comum e qualquer um pode ter, mas alguns fatores considerados de risco contribuem para o desenvolvimento desta inflamação. Higiene bocal precária; Fumo; Diabetes; Idade avançada; Imunidade baixa; Uso de medicamentos específicos; Infecções virais e fúngicas; Boca seca; Mudanças hormonais; Deficiências nutricionais; Aparelhos bucais mal encaixados ou mal limpos.
Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la. Você pode prevenir a gengivite da seguinte maneira: Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e controle do aparecimento de tártaro; Alimentação correta para garantir nutrição adequada; Evitar cigarros e outras formas de tabaco; Ir ao dentista regularmente.