Faceta de Porcelana e Lentes de Contato Dental

A odontologia e seu avanço científico tem sido motivo de grande destaque na melhoria das técnicas que visam um sorriso mais estético e harmonioso. Prometendo a solução para o “sorriso ideal” tão almejado, podemos contar com as lentes de contato dentais e facetas de porcelana, a técnica mais atual para a melhoria não somente da estética do paciente, como também de sua autoestima e bem estar.

As lentes de contato e facetas são lâminas finas colocadas sob os dentes para correção de imperfeições, tamanho e alteração de cor dos dentes naturais. Para a transformação do sorriso é necessário que as lâminas ocupem todos os dentes que aparecem na linha do sorriso, deixando o resultado mais natural e mais estético.

As lentes de contato dentais possuem espessura extremamente fina e translúcida, de aproximadamente 0,2 a 0,4 mm. São feitas de cerâmica (porcelana), e o desgaste do dente natural é muito pequeno ou nenhum. Por serem tão finas, a cor do dente natural pode transparecer após as lentes instaladas, portanto, grandes alterações de cor nos dentes ou manchas escuras não serão possíveis esconder.

As lentes são minimamente invasivas, indicadas para correções pequenas, como formato irregular, aumento do comprimento e da largura, fechamento de espaços e diastemas, e arredondamento de ângulos.

Em contrapartida, a faceta dental necessita de um desgaste maior no dente, geralmente para corrigir desalinhamento e má posição dental, escurecimento ou manchas e até mesmo um dente girovertido, necessitando um desgaste do esmalte para que a espessura da porcelana, de aproximadamente 0,7 mm, possa esconder as “imperfeições” já existentes.

Dentes com trincas ou quebrados também são indicados para a colocação de facetas dentais, uma vez que estas são realizadas em porcelana e são mais resistentes do que a resina comum utilizada para restaurações.

Algumas vantagens das lentes de contato dental e das facetas é que, além de serem mais resistentes a fraturas que o dente natural, possuem baixa manutenção, já que a porcelana não altera a cor após a ingestão de bebidas e alimentos com corantes e até mesmo o fumo. E além de tudo, ainda têm duração de 8 a 15 anos, variando de acordo com cada paciente, hábitos de higiene orale presença ou ausência de hábitos nocivos de mastigação.

Lembrando que após a instalação das lentes de contato ou facetas, é necessário que o paciente continue se dedicando com seus hábitos de higiene bucal para um devido sucesso do tratamento e a longevidade do procedimento realizado na cavidade bucal.

A melhor técnica para ser usada deve ser escolhida juntamente com a cirurgiã-dentista, através de um planejamento e análise da correção de imperfeições do sorriso, individualizando o tratamento para cada paciente.

As lentes de contato dentais e as facetas de porcelana são uma técnica inovadora para reabilitação oral, que agem muito além da odontologia estética, devolvendo a autoestima e a vontade de sorrir de novo aos pacientes. Não perca a oportunidade de transformar seu sorriso e agende uma avaliação com a Dra. Eloá R Luvizuto

Lente de Contato Dental e Faceta de Porcelana em Araçatuba