Bichectomia

 

Bichectomia é o nome dado para a cirurgia de redução das bochechas com o objetivo de afinar o rosto. A intervenção consiste basicamente na retirada das bolas de gordura chamadas de Bichat. Mas, o que são elas?

bichectomia-000

Bichat (Marie François Xavier Bichat) foi um anatomista e fisiologista  francês que, descreveu uma estrutura na face que levou seu nome. A bola de Bichat é um acúmulo de gordura na face, tem forma piramidal e seu tamanho varia de acordo com a idade.

* Bich – prefixo que advém do nome Bichat.

* ectomia – do grego antigo (ektomia) “extirpação, ato de cortar fora”

bichectomia-002

 

Bolsas de Gordura Bichat (Bichat Fat Pads)

As bolas ou bolsas Bichat  são aglomerados de gordura encontrados no fundo das bochechas. Eles estão localizados abaixo do músculo buscinador e adicionam volume às bochechas. Como eles não têm um papel vital e estão longe de ter funções dos principais órgãos ou nervos, a sua remoção será feita sem qualquer consequência.

Estas gorduras quando removidas produzem um contorno facial bonito na metade centro da face, que irá, sem dúvida, dar um toque mais harmonioso para o seu rosto. A partir de inúmeros estudos, está provado que a remoção ou excisão das bolas ou bolsas de Bichat, não produzirá qualquer deficiência nos tecidos em indivíduos adultos.

Como a Bichectomia é realizada
O procedimento dura cerca de 40 minutos, com incisão mínima de 6 mm, que é feita sob anestesia local, após o qual um período de recuperação de uma hora em regime de ambulatório, o paciente vai para casa.

A incisão é feita por via oral, no nível superior do interior da boca próximo ao último molar, assim, não deixa cicatrizes externas. A recuperação é de apenas 5 dias, e o resultado significativo quando toda a inflamação desaparecer, aproximadamente entre 2 a quatro semanas.

 

O pós-operatório

O primordial é que se faça a higiene oral por uma semana muito bem feita, escovando os dentes após cada refeição e usar anti-séptico bucal.

Apesar da simplicidade, a segurança é o mais importante para nós; seguindo os protocolos pré-operatórios e pós-operatórios rigorosos permite condições ideais para o procedimento e o sucesso pós-operatório.

 

Advertências

bichectomia-advertencias-001É preciso estar ciente que a área onde é feita a bichectomia é sensível, podendo ficar dolorido e com um leve inchaço local. Pode ser necessário fazer uma dieta mais líquida por 10 dias. Em certas pessoas, cuja a recuperação e a cicatrização são rápidas a vida normal pode ser retomada em apenas 5 dias. Será preciso também, suspender atividades físicas durante o período de recuperação e cicatrização, recomenda-se pelo ao menos 1 semana de suspensão das atividades.

 

Se você se interessou pela bichectomia, saiba que é um procedimento muito simples. O corte é mínimo, na parte interna da boca. Os pontos dados no corte são absorvidos e não há qualquer tipo de cicatriz externa. O que ocorre durante procedimento é que a bola de gordura que dá o formato indesejado é retirado e o rosto fica mais afinado.

 

#bichectomia #bichat